Blog

Sobre cadeiras de rodas manuais

Sobre cadeiras de rodas manuais

Existem vários aspectos a considerar na hora de escolher uma cadeira de rodas manual, detalhamos abaixo:

Chassi: Pode ser dobrável ou fixo. Um chassi dobrável nos oferece a opção de reduzir o espaço da cadeira quando a dobramos. Um chassi fixo transmite, com maior eficiência, a força exercida pelo usuário aos anéis de transmissão.

Assento: O assento é geralmente feito de lona para que a cadeira de rodas possa ser dobrada e deve ser largo o suficiente para acomodar a largura da pélvis do usuário. Também deve ser longo o suficiente para acomodar, quase completamente, a pélvis e as coxas do usuário.

Encosto: O encosto também costuma ser feito de lona, ​​também porque a maioria das cadeiras é dobrável. A altura do encosto costuma atingir a altura da borda inferior das omoplatas do usuário. Não deve ser mais alto porque limitaria a mobilidade dos membros superiores do usuário quando o usuário quiser se autopropulsionar.

Apoios de braço: Os apoios de braço são geralmente removíveis e dobráveis. Essas propriedades facilitam as transferências e a aproximação a uma mesa. 

Apoios para os pés: Os apoios para os pés padrão são dobráveis ​​e desmontáveis ​​para facilitar as transferências. Apoios para os pés eleváveis ​​estão disponíveis para permitir que uma perna seja estendida se o paciente estiver imobilizado por qualquer motivo.

Tamanho da roda: As rodas traseiras podem ser grandes (600 mm autopropelidas) ou pequenas (320 mm não autopropelidas). É aconselhável que todas sejam sólidas para reduzir manutenção e incidentes.